Heavy smoker é uma colocação em inglês que se refere a uma pessoa que fuma muito, ou seja, alguém que tem o hábito de fumar em grande quantidade e com frequência. A palavra heavy nesse contexto indica que a pessoa é um fumante pesado, no sentido de intenso ou exagerado.
A origem da collocation heavy smoker está relacionada à evolução da língua inglesa e ao uso histórico das palavras heavy e smoker.
A palavra smoker é uma forma derivada do verbo to smoke, que significa fumar. Acredita-se que essa palavra tenha sido usada pela primeira vez no século XIV, quando o hábito de fumar tabaco foi introduzido na Europa após a chegada dos exploradores vindos das Américas.
Já o adjetivo heavy é usado desde o início da língua inglesa para indicar algo que é grande, ponderado, considerável ou intenso em quantidade ou grau. Com o tempo, a expressão heavy smoker foi se consolidando no vocabulário para descrever alguém que fuma em grande quantidade, destacando a intensidade do hábito de fumar dessa pessoa.
Como ocorre com muitas expressões em um idioma, esta collocation ganhou popularidade ao longo dos anos e foi sendo amplamente utilizada em contextos relacionados à saúde, estudos científicos, pesquisas epidemiológicas e discussões sobre os riscos do tabagismo.
My uncle is a heavy smoker. He smokes two packs of cigarettes a day.
Meu tio é um fumante inveterado. Ele fuma dois maços de cigarro por dia.