O Juneteenth representa a emancipação dos últimos afro-americanos escravizados nos Estados Unidos.
Eles foram libertados na região de Galveston, no estado do Texas, em 19 de junho de 1865. A palavra Juneteenth é um tipo de abreviação para a data June Nineteenth (19/06), que simboliza o fim da escravidão nos EUA. Ela é também utilizada por vários movimentos negros como símbolo na luta contra o racismo.
A escravidão já havia sido ordenada pelo então presidente Abraham Lincoln em 1º de janeiro de 1863, mas foi mantida pelos estados do sul durante toda a Guerra Civil americana, que durou de 1861 a 1865. Mesmo após a rendição dos confederados, em abril de 1865, a notícia ainda levaria mais dois meses para chegar à cidade de Galveston, por meio do general Gordon Granger.
A data era feriado em alguns estados norte-americanos, mas foi transformada em feriado nacional pelo presidente Joe Biden em 17 de junho de 2021, após toda a comoção gerada pelo assassinato de George Floyd um ano antes. Floyd, um homem negro, foi morto por um policial branco em 2020. Saiba mais sobre George Floyd clicando aqui.
Outra pessoa determinante para a transformação da data em feriado nacional foi uma professora aposentada de 95 anos chamada Opal Lee. Conhecida como Avó do Juneteenth, aos 89 anos, ela foi a pé do Texas até Washington (2.500 km de distância) levando 1,5 milhão de assinaturas para pedir aos legisladores que tornassem a data feriado nacional. Saiba mais sobre Opal Lee clicando aqui.